√ A História do TLC

História do TLC Nacional

Em 1964 chega ao Brasil Pe. Haroldo J. Rahm (SJ) vindo de El Paso, Texas, onde já trabalhava com os Cursilhos de Cristandade. Ao chegar ao Brasil, participou do 40° Cursilho realizado em Campinas, S. Paulo. A partir deste encontro,
Padre Haroldo Rahm
Padre Haroldo Rahm
Pe. Haroldo começou a atuar como um dos diretores espirituais do Cursilho no Brasil. Por volta de 1967, Pe. Haroldo junto com um grupo de leigos (jovens e adultos), decide criar uma espécie de Cursilho para jovens. Combinando técnicas dos Exercícios Espirituais de St. Inácio, da Congregação de Maria, da Legião de Maria, da Ação Católica, documentos do Concílio Vaticano II e do movimento Search for Christian Maturity, surge o TLC – Treinamento de Liderança Cristã.
A partir da sua criação, o TLC se espalhou rapidamente por todo o Brasil. Pe. Haroldo e todo o grupo eram freqüentemente convidados a participar de TLCs do Amazonas ao Rio Grande do Sul e de diversas outras cidades de todo Brasil.
Hoje, além de participar do TLC, Pe. Haroldo faz um forte trabalho de recuperação e de prevenção de dependentes químicos na Fazenda do Senhor Jesus em Campinas, enquanto o projeto AE (Amor Exigente) trata da melhora de relacionamento entre pais e filhos, prevenindo assim o surgimento de futuros dependentes químicos. Na Fazenda do Senhor Jesus é realizado o encontro do TLC para os internos, uma vez por semestre!





História do TLC da Diocese de Santos






Em 1999, Pe. Elcio Antonio Ramos, até então pároco da Paróquia Nossa Senhora da Lapa, em Cubatão, enviou alguns jovens da comunidade a fazerem a experiência do TLC na cidade de São Paulo. Assim, no ano seguinte (2000) surgira o primeiro retiro do TLC da paróquia da Lapa, e ao mesmo tempo, da Diocese de Santos. Após quatro anos, alguns jovens da Paróquia São Francisco de Assis fizeram a experiência do TLC e, com ajuda dos telecistas da Lapa, realizaram a implantação na paróquia no ano de 2005.


Mais tarde, em 2008, o TLC se expande para a cidade de Santos por meio da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, com o apoio do extinto grupo de implantação Guadalupe. O mesmo grupo, em 2009, realizou um retiro com jovens da Paróquia Jesus Crucificado (Santos) e Paróquia São Judas Tadeu (Cubatão). Cumprida a missão, os dirigentes do grupo Guadalupe voltaram a ajudar em suas comunidades e as implantações passaram a ser responsabilidade de todos os outros núcleos em conjunto. 

Dessa forma, em 2010, a Paróquia São Paulo Apóstolo (Santos) passa também a trabalhar com o movimento TLC em sua comunidade.

Ainda em 2010, ano em que o movimento completou 10 anos na Baixada Santista, o TLC da Diocese passa a ter pela primeira vez uma coordenação diocesana. Foram escolhidos os jovens Fabrício Ramos Rodrigues e Andrea Cristina Gaia Martins.


Em 2011, o movimento TLC conta com mais duas implantações: Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santos, e Paróquia Santa Rosa de Lima, em Guarujá.
Agradecemos a Deus por caminhar conosco durante todo esse tempo, por permitir que sejamos instrumentos de sua obra, e pedimos a Ele muita força para que sejamos cada vez mais sal da terra e luz do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário