√ Fala Jovem!

Esse espaço é reservado para que os jovens do TLC da nossa Diocese partilhem sobre suas experiências, ou escrevam algum tema, contem algum testemunho...etc.

Não deixe de fazer parte de nossas trocas de experiências!!!

Sempre Mais Alto



MATHEUS ALVES 

Primeiramente, Prazer. Meu nome é Matheus Alves de Souza, tenho 15 anos, nasci em Santos, mas moro em São Vicente desde sempre kkkkk.
Faço parte do mais novo grupo do TLC Diocesano, o TLC Aparecida. Aconteceu nos dias 25,26 e 27 de Novembro de 2011 e foram os dias mais marcantes da minha vida! 
Mas especialmente, tiveram dois ocorridos no TLC que me mudaram profundamente, e desde ali me senti diferente e abraçei minha mudança!
Sempre tive caminhada na Igreja, entrei para o grupo de coroinhas de minha paróquia( Nossa Senhora das Graças-SV) no ano de 2007 aos 10 anos onde permaneço até hoje, e aos meus 14 anos entrei para o EAC - Encontro de Adolescentes com Cristo.
Meu EAC realizou-se nos dias 21 e 22 de Agosto de 2010, e no ano de 2011 trabalhei pela 1ª vez. Porém, meu ano de 2011 foi muito conturbado mas feliz, me sentia incompleto, e um anjo de Deus chamado Marcelo Santos (pertencente ao TLC Pomps) me chamou para o 1° TLC Aparecida. Fiquei radiante, e aceitei na hora.
Chegada a tão esperada sexta feira, início do retiro, estava mega ancioso.
E logo ao chegarmos,o chefe do retiro Gabriel Rodrigues me ouviu dizer um palavrão, e do nada ele me abraçou, e me disse ''Todas vez que você pensar em falar palavrão, olhe para essa cruz em seu peito, e não falará mais'' me deu um enorme abraço e me disse,'' Bem vindo ao TLC ''.
Desde aquele instante, me senti super acolhido, e começei a curtir meu retiro...
Esse momento em meu TLC realmente me mudou, e depois disso tento seguir com meu 4°dia.. Desejo tudo de melhor ao TLC nesse novo ano que se inicia, e que Deus nos ilumine muito!
Sempre Mais Alto!√ 
NÍCOLAS ACUNHA 

O que Deus quer de nós? Ouvir, Escutar e Anunciar.

Talvez poucos me conheçam, mas já me apresentando, prazer, Nícolas A. Alves, tenho 15 anos e sou da Paróquia Santa Rosa de Lima, vivo com a minha avó a mais ou menos 4 anos e minha mãe mora em Guarulhos - SP e meu pai em Canoas – RS. Tenho 5 irmãos e 2 irmãs, uma já falecida.
Nos últimos 5 meses eu passei por sérios problemas de saúde, fiquei internado 18 vezes e muitas vezes não via saída, não via luz no fim do túnel, cheguei até (que Deus me perdoe) talvez a perder a fé algumas vezes, a dor era tanta que pensei em desistir de viver, muitos devem estar pensando tão jovem e pensou em desistir, meu diagnostico clinico é este: Anemia, infecção no Sangue, infecção no estomago, infecção no intestino, colite crônica, feridas no estomago, gastrite crônica, 3 bactérias no estomago e intestino, vitamina B12 não existe em meu sangue, não tenho imunidade, diabetes, hipertensão, enxaqueca, labirintite e alguns problemas respiratórios. Juro que quando o médico me disse isso quase que perguntei pra ele, preciso me despedir? Gastei pelo menos R$ 3.000,00 em remédios fora os custos para ir a São Paulo. E o Melhor remédio é Adorar.
Deus me ensinou uma coisa nesses últimos 5 meses,uma delas foi por mais que eu ache que Ele esta longe de Mim Estou mais perto, todas as vezes que fui ao hospital nenhuma delas meu terço faltou, minha força eram meus amigos e minha única saúde era a fé. Por diversas vezes que ficava acordado de madrugada lembrando deles, meus amigos, da minha paróquia, da minha família, quantas vezes chorei, e minha avó do lado como uma rocha que se mantinha firme, mas que muitas vezes quando chegava em casa ia para o quarto rezar e acabava chorando por mim.
Quantas vezes pedi a Deus para que somente cumprisse a vontade Dele e briguei com vários por pedir a Deus o que eu sinto, Deus não te dará uma Cruz Maior do que pode suportar. Deus me levou a pensar sobre vários assuntos e o melhor deles foi: O que Deus quer de nós,
Não crie falsas expectativas de Deus porque Ele não te dará o peixe, ele vai te dar a vara e o barco você conquista com o tempo, mas não o peixe numa bandeja assado com um vinho branco do lado. Ele te ensina a plantar a primeira vez e a colher, na segunda vez ele te ajuda novamente a plantar e na terceira ele vê que já esta pronto para fazer o que te designou. Deus tem planos que até mesmo os anjos desconhecem parar você. Até mesmo uma palavra de carinho pode ser um testemunho vivo de Cristo.
Sejamos testemunhas da Palavra e anunciemos esta palavra, mas não é tão fácil assim, precisamos dar o passo para que tudo comece porque não se começa uma construção pelo telhado. Os erros serão sempre freqüentes, pois é pra isso que estamos aqui errar, e aprender com eles. Perder a fé, nunca, mas irá ter momentos de fraquezas, momentos em que se distanciamos de Deus, mas Deus está sempre do nosso lado, tenha certeza absoluta disso, os passos são dados um de cada vez e não pulos de 5 metros cada passo, nada acontece sem a permissão de Deus e sem a Sua ajuda e verás que a Divindade do Verbo Feito carne habita tanto em você que percebe que o Espírito Santo está com Você todas as vezes que respira.
Só saberemos o que Deus quer de nós no fim da vida. Pensou que ia Ser fácil assim? Nada é fácil, mas Ele nos capacita para tudo. Deus quer que sejamos Santos como ele é Santo, e nessa santidade ouvir a voz de Deus e reconhecer que Ele é o Salvador, Deus é, e nós devemos ser.

Admita os erros e viva a verdade.
Somos pecadores mas Deus é Santo e por essa Santidade nos alimenta a ser Santos.
Escuta, Segue, Anuncia

“Por mais que me falem não vou desistir eu sei que nada sou e por isso eu estou aqui...”

Não desisti por simples dores, porque a Cruz de Cristo foi mais dolorosa do que todas as dores do mundo juntas.

Que Nossa Senhora de Guadalupe nos proteja para que vivamos a vontade de Deus acima de tudo. Que Santa Rosa de Lima nos ensine a ter a pureza e...

... Que Deus nos Abençoe.
Nícolas Acunha Alves



VICTOR BESSA



O Pós-TLC

O Treinamento de liderança cristã ou TLC vem para abrir novos horizontes em nossas vidas e ingressar novos jovens na vida cristã. No entanto quando somos convidados a participar dele nos deparamos com um convite um tanto estranho. Estranho por que não nos podem responder nada do que perguntamos, tudo é um grande mistério. Mistério esse que é facilmente descoberto ao vivenciarmos os três dias do TLC.

Algumas palavras chaves podem resumir o meu pós TLC, e acredito que as mesmas façam parte do cotidiano dos que junto a mim participaram dessa maravilhosa experiência espiritual, social e filosófica. As palavras são Amizade, amor, compaixão, união, alegria, conhecimento, lições e mudança.

O Treinamento de liderança cristã tem um significado particular para cada participante. Mas pude perceber que todos ali puderam ser tocados pelas lições que nos foram dadas.

O TLC me fez ver diferentes realidades e diferentes tipos de vencedores, agora também sou parte de um grupo de jovens. O grupo da Paróquia São Paulo Apóstolo, e nele trabalhamos além de tudo como líderes cristãos, para formação de novos líderes através do TLC. Dando assim cada vez mais força aos jovens dentro do Catolicismo.



RAFAEL



          Salve, Salve Família TLC!

É com alegruiiia que venho aqui escrever e partilhar um pedaço da minha história.

Sou Rafael Oliveira Nascimento, por aqui conhecido como Rafael PG, tenho 20 anos, nasci em São Vicente, porém Praiagrandence desde pequeno, morador de um bairro pequeno ainda com poucas construções, meus pais se chamam José e Maria, tenho mais dois irmãos Rodrigo e Robson e concluo neste ano a minha graduação em Administração de Empresas.

Meus pais sempre me levaram a igreja, a comunidade era um pouco distante da minha casa (hoje Igreja Nossa Senhora Auxiliadora), e a minha catequese fiz em uma escola mais próxima de casa. Não demorou muito tempo e o bairro em que eu morava cresceu, foi onde uma nova comunidade se construía e o meu amor a Cristo e a Igreja dele crescia mesmo ainda pequeno.
Vi a comunidade crescendo, desde as missas celebradas no quintal da casa da minha tia até os primeiros blocos no terreno onde hoje temos a nossa Igreja que tem como padroeira Nossa Senhora de Fátima por quem tenho profunda admiração pela aparição e devoção por ser Mãe do Filho de Deus.
Logo após termino da catequese comecei a auxiliar os catequistas me tornando em seguida catequista, pastoral em que me esforcei em propor aquelas crianças um pouco dos ensinamentos que havia recebido dos meus catequistas e partilhar longas conversas sobre as maravilhas de Deus. Neste mesmo período já era coroinha e aos 15 anos um pouco antes de deixar o ministério fui convidado a assumir a coordenação, onde continuo até hoje, começava ai o momento em que me envolvi ainda mais com a Igreja, doação e busca por mais conhecimentos sobre a palavra de Deus e o ministério se tornaram cada vez mais constantes, tudo muito fascinante, cada dia mais crescia o amor pelo Cristo que se deu na Cruz para nos Salvar.
Por meio do ministério de coroinhas participei da 3ª e 4ª Gincana Vocacional dos Coroinhas, onde na 5ª edição fui convidado a participar da equipe de coordenação regional. Daí em diante além dos trabalhos pastorais na comunidade comecei a colaborar e apoiar continuamente nas organizações das Gincanas futuras. Momento este que não posso deixar de destacar, pois conheci pessoas que são hoje mais que especiais para mim. A Gincana Vocacional dos Coroinhas com certeza foi uma base de um crescimento pessoal e religioso muito grande, a cada dia meu comprometimento com as coisas de Deus foi crescendo o que fortalecia continuamente na fé.
Em seguida veio o convite para participar do TLC, claro não poderia ficar de fora, todo mundo já comentava sobre este treinamento, precisava ver o que estava pegando por lá, o comentário era que é um treinamento “punk”, todo mundo gostando e eu também já conhecia varias pessoas envolvidas nele. Já havia participado do EAC que foi muito interessante e importante, mas porque não conhecer o TLC parti para mais uma experiência.
E o que foram aqueles três dias, mais especificamente 24, 25 e 26 de Julho de 2009, quando a gente pensa que já viu de tudo nessa vida Deus vem para nos mostrar que ainda tem muito mais para nos propor. Ai você que esta lendo pode até se perguntar, o que esse encontro poderia mudar na vida de um Jovem que praticamente nasceu na igreja? Minha resposta é: Muita Coisa! Às vezes temos esse pensamento de que só por já estarmos engajados na igreja não precisamos participar de encontros como este e pelo contrário, precisamos sim, pois são nesses encontros que recebemos o “chacoalhão” de Deus e começamos a refletir melhor sobre nossas atitudes não só em relação aos nossos irmãos, mas também em relação a nós mesmos e a Cristo.
Um bom tempo antes do TLC já surgia uma cobrança do Pároco que se guiava na minha proximidade à juventude, o que era um receio meu em trabalhar com jovens, pois era tudo muito novo pra mim, minha experiência até então era com coroinhas, o TLC posso dizer que alavancou isso, uma semana depois do TLC começamos a organizar o grupo de jovens aqui na comunidade que em 02.08.11 completará 2 anos de existência.
Hoje não consigo pensar apenas na comunidade que frequento, mas aventureiro que sou tenho planos para a Juventude na paróquia que pertenço (Nossa Senhora das Graças – PG) e é pensando nessa juventude carente da presença de Deus que já penso a implantação do TLC.
Só tenho a agradecer a Deus por ter instruído cada um desses filhos teus que fazem o TLC existir e perseverar, levando essa experiência a cada Jovem que ainda não Lhe Conhece.

“Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio,
Quem não quer fazer nada encontra uma desculpa”.
Roberto Shinyashiki

Você tem encontrado meios ou desculpas para as coisas de Deus?


Rafael Oliveira Nascimento
rafa_on@msn.com








2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. BÁRBARA BEATRIZ √

    Olá família TLC, é com o maior prazer que venho aqui com vocês a contar minha história (breve rs) e minha caminhada dentro e fora da igreja.
    Meu nome completo é Bárbara Beatriz Ferreira de Aguiar Andrade (Ufaa ! rs) , nasci na cidade Santos e torcedora do time, óbvio, SANTOS hihi.
    Sou católica praticante,é claro, moro em São Vicente desde quando me conheço por gente.
    Quando nasci e fui liberada do hospital e fui pra casa com a minha mãe, minha vó me pegou no colo e me apresentou pra N.S Aparecida em nosso altar que fica no quarto que era dela, a partir de então digo que sou literalmente consagrada e afilhada de N.S Aparecida e por grande coincidência fiz o 1º TLC da Paróquia N.S Aparecida, do macuco, que também por outra grande coincidência foi onde eu fui batizada (legal, né rs?).
    Comecei a ir a igreja quando eu tinha uns 7 ou 8 anos começando a ir na igreja São Vicente Mártir (ou Igreja Matriz) aqui de São Vicente com meu avô (que papai do céu chamou). Dai por diante não sai mais da igreja. Quando completei 8 anos minha mãe me inscreveu na catequese lá na Paróquia N.S das Graças (minha atual paróquia) e fiz minha primeira comunhão em 2004 e no ano seguinte me inscrevi pra ser coroinha lá mesmo, verdadeiramente um chamado rs'. Depois da catequese, continuei a ir as missas de sexta feira na Matriz com o Pe. Paulo e aos domingos na Paróquia N.S Graças com a minha mãe, e no dia 18 de dezembro de 2005 me formei coroinha. E daí estou de coroinha até hoje !
    Quando o Pe.Paulo se aposentou ele começou a fazer missas na igreja N.S Fátima que antes era uma capela que abrigava a imagem peregrina de N.S Fátima trazida de Portugal por um amigo de minha família. Sempre que tinha o terço nas coisas das pessoas com a imagem peregrina, eu sempre estava presente, rezando o terço junto desde pequena e bem antes mesmo de ir a igreja e de fazer a catequese.
    Servi ao lado do Pe. Paulo quando foi a inauguração da igreja da imagem peregrina eu 12 de outubro de 2008, servi com ele e com o nosso bispo Diocesano Dom Jacir.
    No ano seguinte no dia 22 e 23 de agosto eu entrei pra minha primeira família da igreja que foi o EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) nas Graças mesmo (como chamamos nossa Paróquia rs). No ano seguinte trabalhei no mesmo na equipe de Intercessão e no outro ano coordenei a mesma, rs. O ano de 2009 foi um ano de perdas, onde perdi meu grande herói invencível, meu avô. Mas com a graça de Deus e seu conforto o EAC trouxe isso pra mim. Eu sempre quis fazer o TLC, assim como o EAC , mas sempre tinha algo pra fazer ou eu esquecia ou estava viajando pra competir (sou lutadora de karatê rs').
    Até que em 2011, nos dias 25,26 e 27 de novembro eu finalmente fiz esse encontro chamado TLC (haha finalmente) e realmente me surpreendeu ! Saiu fora de todas as minhas expectativas boas, me marcou bastante. Eu gosto dessas coisas, gosto mesmo, e também é claro porque gosto de aumentar minha caminhada na igreja, principalmente algo ligado ao jovem, como o EAC, o EJC , a Pastoral da Juventude, a GVC e até mesmo o TLC.
    Sou uma adolescente comum, por mais que eu tenha essa caminhada na igreja sou falha. Aprendi também a dizer um "eu te amo" com mais frequencia (e sinceridade é claro), pois me tinha uma pequena fachada, eu que sempre fui o esteio dos outros, mas nunca fui de deixar alguem ser o meu. Me ver chorando? JAMAIS! Eu escondia meu rosto de vergonha por demonstrar essa fraqueza minha... Quem sou eu pra fazer isso, se até meu Senhor Jesus chorou quando sabia o que teria que ser feito... Quem sou eu pra sentir essa vergonha!? NINGUÉM !
    Ao contrário de muitos, minha vida não mudou após o TLC, fiz do TLC um tijolo na minha estrada de aprendizado dentro da igreja.
    Um grande e forte abraço família, e vamos sempre caminhando com Nosso Deus e nossa mãezinha e minha madrinha N.S Aparecida nos iluminando, indo SEMPRE MAIS ALTO! √

    ResponderExcluir